May 2, 2009

Foi anúnciado pela Panini que havea um cancelamento de parte de sua linha "Os Maiores Clássicos", destacando os Maiortes Clássicos do Thor que deixará incompleta a fase do grande Walter Simonson, a linha, que já figurou os medalhões da Marvel, para mim, tinha muita coisa boa. Eu mesmo tenho uns 12.
Mas uma coisa causa dúvida...

Se já foi dito que as opiniões do fórum são apenas um indicativo, e não um padrão a seguir, visto que a maioria daqui reclama dos Zumbis Marvel, mas são eles o carro-chefe de Marvel Max; títulos "aclamados" pelos usuários daqui não são lançados ou interrompidos; diz-se que a parcela consumidora não é aquela frequenta o fórum, que a mesma é uma amostra viciada nas pesquisas...

Que quem compra mesmo seria o público médio, que não tem acesso 24 h à Internet. Que não se expressa muito, mas compra fielmente seus títulos preferidos. Ou seja, aqueles que mantêm as vendas nãos são os mesmos que vêm aqui travar discussões acaloradas ou reclamar da cor do código de barras.

Mas então em que (ou em quem) se baseia o planejamento das publicações de MC's?
"Nós", que pedimos os Maiores Clássicos e não compramos, somos ou não somos os mesmos que pedimos pela saída dos Zumbis?

Não estou reclamando de ter sido cancelado nenhuma título, só tentando entender quem é o público que a Panini direciona sua publicações. Não creio que MC's sejam para um público muito diferente daquele que consome mensais, pois são revistas de certo modo populares, voltadas praqueles que conhecem os personagens e não tem um acabamento exageradamente luxuoso. Só quero entender a quem a Panini está (estava) atendendo ao publicaresses Maiores Clássicos... se estava atendendo o pessoal do Fórum que é quem parece "pedir" mais, entra em conflito com a mesma atitude de não ouví-los quanto à mensais. Sei que não formatos diferenciados, mas acredito que esse "segredo" editorial que existe nos quadrinhos, dificulta até mesma as próprias editoras a identificarem seu público.

Não discordo da atitude da Panini de cancelar o título que for, se dá prejuízo não há por que continuar, apenas fico em dúvida acerca depoimentos do tipo "se vocês comprassem tudo que pedem". Se 200 pessoas aqui no fórum pedir, mais 50 cartas/emails pedirem nas sessões de cartas, é motivo de fazer uma tiragem de 2000, 3000 revistas (que deve ser a tiragem mínima, pelo que se sabe de gráficas)? Por esse raciocínio, os "esperneantes", "pidões" ou seja lá como são chamados não são responsáveis pelas vendas baixas. Os consumidores da Panini, como ela mesmo já disse, não se restrigem a eles.

Dessa forma, quem são os verdadeiros responsáveis pelas vendas? E quais os parâmetros da Panini para escolher o que é e o que não é lançado aqui, em termos de Maiores Clássicos? Pois uma coisa é lançar Surpreendentes X-Men, que ela teve como observar em X-Men Extra, e outra de MC da Tropa Alfa que saiu em Superaventuras Marvel há 20 anos atrás.

2 comments:

  1. Tu chegou a postar isso lá na Panini? Os caras não estão nem se dignando a responder mais nada sobre o assunto. Se bem que faz tempo que ninguém responde nada por lá!!!

    ReplyDelete
  2. Rodrigo,
    Postei no fórum Panini sim, mas lá, tudo vira motivo de deboche e quem reclama é sempre um "esperneante". E só alguns sabe-tudo têm a razão... o negócio é divulgar por aqui, Twwiter e outros lugares, mesmo!

    ReplyDelete

Buuuuu